|
caracterização do território
Com uma área de cerca de 1.743,7 km2, o território do Pinhal Litoral, sub-região NUTS III da Região Centro, possui uma grande diversidade paisagística. A sul, integra parte do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, na área do concelho de Porto de Mós, e a norte do território a Serra de Sicó, na área do concelho de Pombal. Estas duas serras, pelo seu valor ecológico e importância no equilíbrio e preservação ambiental, fazem parte da Rede Natura. A ocidente do território, em contraste com um interior montanhoso, destaca-se a zona costeira e a presença do Pinhal de Leiria.
Em termos climáticos, o território do Pinhal Litoral encontra-se na denominada província climática “Atlântica Média” (Lautensach, 1999), com um clima ameno ao longo do ano e fraca amplitude térmica.
Os principais cursos de água que atravessam o território são o Rio Lis e os seus afluentes, dos quais se destaca o Rio Lena. A forte presença da água foi desde sempre um factor determinante para a ocupação desta Região, uma vez que, sendo uma garantia de fertilidade, permitia a prática agrícola.
|
 |